domingo, 8 de maio de 2016

Comentário ao texto 2 do tema 2 - Didática da história

A didática da História adquiriu o seu estatuto científico através da investigação educacional, “ao fazer depender a resolução dos problemas que se colocam à prática docente da investigação em torno do processo de ensino/aprendizagem de uma determinada matéria” (Proença, 1989, pp. 31-32). Ou seja, é o estudo do processo de ensino e aprendizagem que é o cerne da didática, que se debruça sobre o que ensinar e como ensinar e aprender. Mais do que isso, os docentes devem refletir sobre a sua prática e que para além das “matérias, técnicas, métodos e actividades se preocupem em induzir o «porquê» que lhes é subjacente” (Proença, 1989, p. 32). Cabe ao professor “enquanto organizador e supervisor de situações de aprendizagem” (Proença, 1989, p. 33) entender que o ensino é parte de um processo de transformação no qual os alunos são transformados pela relação pedagógica. Não se deve por de parte o fator humano desta relação em detrimento do conhecimento científico que o professor procura transmitir, devendo ter em conta as particularidades dos alunos, o seu meio social, os seus interesses, pois “também na acção didáctica se reflecte a globalidade das acções humanas que a História busca incessantemente explicar” (Proença, 1989, p. 33). O pequeno vídeo que se segue ilustra isso mesmo.




Abaixo, segue um vídeo, em português do Brasil, intitulado Didática da História e Educação Histórica, do Prof. Dr. Rafael Saddi, que apresenta uma visão um pouco diferente mas bastante aprofunda alguns dos aspetos da Didática da História em particular.





Bibliografia
  

Proença, C. (1989). Didáctica da História. Lisboa: Universidade Aberta.

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