Martine (1994), a propósito das imagens,
refere que são representações da realidade, mais concretamente de um
determinado momento de uma determinada realidade, no caso das imagens fixas,
como as fotografias. Uma imagem pode ser um signo, significar algo para além
dela própria, normalmente fácil de interpretar dentro de cada cultura. “um
signo mantém uma relação solidária entre pelo menos três pólos: a face
perceptível do signo – representamen
ou significante; aquilo que representa: objeto ou referente; e aquilo que
significa: interpretante ou significado”
(Martine, 1994, p. 36)
“Toda a mensagem requer primeiramente um
contexto, também designado como referente, para o qual ela remete; requer
seguidamente um código pelo menos parcialmente comum ao destinador e ao
destinatário; é também necessário um contato, canal físico entre os
protagonistas que permite estabelecer e manter a comunicação” (Martine, 1994,
p. 62).
As funções da linguagem serão, de acordo com
Jakobson (1963), referido por Martine (1994, pp. 63-64):
Estas funções, no entanto, não são estanques.
Muito dificilmente uma mensagem conseguirá cingir-se a apenas uma função em
exclusivo, contendo quase sempre duas ou mais funções. A função denotativa “concentra
o conteúdo da mensagem naquilo sobre o qual falamos”, apesar de, como se
referiu, ser quase impossível uma mensagem ser completamente denotativa; a função
expressiva ou emotiva, como o nome indica, expressa sentimentos; a função conativa, por seu lado, tenta
implicar o destinatário da mensagem por meio de interrogações e do modo
imperativo, muitas vezes usada na publicidade; a função fática, resumidamente,
serve para manter a comunicação, preenchendo vazios e silêncios com comunicação
aparentemente desprovida de significado. Por último, “a função metalinguística
tem por objeto o exame do código empregue, enquanto que a função poética
trabalha sobre a própria mensagem ao manipular o seu lado palpável e percetível,
como as sonoridades ou o ritmo no caso da língua” (Martine, 1994, p. 64). O seguinte vídeo, em português do Brasil, aborda este assunto e clarifica os conceitos acima descritos.
Bibliografia
Martine, J. (1994). Introdução à análise da imagem. Lisboa: Ed. 70.
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