sábado, 14 de maio de 2016

Comentário ao texto 6 do tema 2 - Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social.

Moreira e Monteiro (2015, p. 379) constatam que “A aprendizagem em rede e as potencialidades do software social trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para seus profissionais”, o que implica que haja a necessidade de mudar a formação de professores para responder aos desafios postos ao ensino pela Web 2.0. As salas de aula em linha “possuem características muito próprias e diferentes daquelas que conformam o ambiente físico da sala de aula presencial” (Silva e Cilento, 2014, p.93), pelo que não basta que os professores conheçam as ferramentas e as saibam utilizar, não basta levar os computadores e a internet até à sala de aula, ou dar uma aula através da internet. Uma possível solução é aplicar o modelo TPACK na formação de professores, para que estes possam delinear as suas aulas integrando conteúdo, pedagogia e tecnologia de forma que as três funcionem em uníssono (Koehler et. al, 2013, p.1), e só o poderá fazer um professor devidamente preparado para usar a tecnologia e que mude o paradigma das suas aulas para centrar-se no aluno, que aprende através de estratégias de trabalho colaborativo e participativo. (Moreira, Barros & Monteiro, 2015, p.73). Em seguida, apresenta-se um pequeno vídeo ilustrativo sobre o que é o TPACK.




O TPACK (Tecnological Pedagogical Content Knowledge) surge como um referencial teórico que visa preparar os professores para responder a todos estes desafios e oportunidades. A formação de professores, atualmente, de acordo com este modelo, deve incluir três componentes: o conhecimento científico, ou seja, o conhecimento sobre os conteúdos que os alunos devem aprender; o conhecimento pedagógico, relacionado com os métodos de ensino e aprendizagem, gestão de sala de aula, planificação das aulas, avaliação dos alunos; o conhecimento tecnológico, que engloba o trabalho com  recurso à tecnologia, mais concretamente à Web 2.0 (Monteiro, Moreira & Lencastre, 2015, p. 45; Moreira, Barros & Monteiro, 2015, p.78; Koehler et. al., 2013, pp. 3-4). A interligação destes três conhecimentos resulta no “conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK), conhecimento tecnológico de conteúdo (TCK), conhecimento pedagógico tecnológico (TPK)” (Monteiro, Moreira & Lencastre, 2015, pp. 45-46; Moreira, Barros & Monteiro, 2015, p.79), sendo que apenas a interligação entre estes três conhecimentos permitirá uma completa integração das TIC na formação de professores, resultando no TPACK. Segundo Koehler et. al., (2013, p. 4) o PCK implica que o ensino dos conteúdos não se separe da pedagogia, pois apenas adequando os conteúdos aos contextos educativos se pode ensinar eficazmente; da mesma forma, o TCK implica que o professor integre o ensino dos conteúdos e a tecnologia eficazmente, dominando ambos; o TPK refere-se à relação entre a pedagogia e tecnologia, aproveitada para atingir determinados objetivos pedagógicos; finalmente, o TPACK resume-se a “como a tecnologia pode ser trabalhada para ir ao encontro de necessidades pedagógicas para ensinar certos conteúdos em contextos específicos” (Koehler et. al., 2013, p. 4), sendo que o ensino não se resume ao domínio de cada um destes conhecimentos mas sim ao uso integrado de todos eles em conjunto.

TPACK framework
Bibliografia

Koehler, M. J., Mishra, P., Akcaoglu, M., & Rosenberg, J. (2013). The technological pedagogical content knowledge framework for teachers and teacher educators. In ICT integrated teacher education: A resource book, 2-7. Michigan State University Department of Counseling, Educational Psychology, and Special Education: East Lansing, MI.

Monteiro, A., Moreira, J. A., & Lencastre, J. A. (2015). Blended (e)Learning na Sociedade Digital. Santo Tirso: Wh!te Books.

Moreira, J. A., Barros, D., & Monteiro, A. (2015). Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games. Santo Tirso: Wh!te Books.

Moreira, J.A., & Monteiro, A. (2010). O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. Educação, Formação & Tecnologias, 3(2), 82–94. Recuperado de http://eft.educom.pt

Moreira, J. A. & Monteiro, A. (2015). Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social. In Rev. Diálogo Educ., 15, (45), 379-397.


Silva, M. & Cilento, S. (2014) Formação de professores para a docência online no Brasil: considerações sobre um estudo de caso. In Moreira, J. A., Barros, D., & Monteiro, A. (2015). Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games, 91-114. Santo Tirso: Wh!te Books.

Sem comentários:

Enviar um comentário