“O
discurso historiográfico, tal como hoje em dia se manifesta, com as suas
exigências de inteligibilidade e as suas preocupações metodológicas, não é uma
categoria constante e imutável”, afirma Proença (1989, p. 26), sendo
condicionado por razões de várias ordens, em especial políticas e religiosas.
Ao longo dos tempos, é possível assinalar as diferentes fases do conhecimento
histórico: na Grécia Clássica, apontada como uma das principais responsáveis
pela construção do pensamento racional e pela preocupação em registar a
história, interpretava-se o passado
através de mitos, nos quais a intervenção dos Deuses e outros seres
sobrenaturais levavam à realidade presente; durante a Idade Média, o
cristianismo e o mundo árabe também deram o seu contributo, e foi nesta época que
surgiram as crónicas, que “são os primeiros documentos de História propriamente
dita. O caso de Fernão Lopes é um excelente exemplo” (Proença, 1989, p. 27).
A este propósito, segue abaixo a hiperligação para o episódio da série Grandes Livros, da RTP, sobre As Crónicas de Fernão Lopes.
(Clicar no link para visualizar o vídeo)
http://ensina.rtp.pt/artigo/as-cronicas-de-fernao-lopes/
No
renascimento, a História passou a fundamentar as críticas à sociedade de, por
exemplo, Erasmo e Montaigne; no século XVII houve alguns avanços na conceção da
história, especialmente em Inglaterra, e recuos, muito por culpa do catolicismo;
no século XVIII, a história já não se limita a falar da vida dos reis e das
guerras, e adquire também uma função política, exaltando feitos do passado e
legitimando as ações do presente, condicionando a objetividade histórica; no
século XIX, em particular na segunda metade, surgem disciplinas especializadas
dentro da histórica, como a História Económica, Política, das Civilizações,
entre outras.
Já
no século XX, finalmente, a História passa a ser semelhante ao que conhecemos
hoje: interessada por todos os campos da atividade humana, interessada tanto
pelo passado mais longínquo como pelo tempo presente, documentando-se também
com testemunhos orais e relacionando-se intimamente com ciências como a
Geografia, Sociologia, Antropologia, entre outras.
Segue um pequeno vídeo, em português do Brasil, sobre a temática do ensino da História.
Segue um pequeno vídeo, em português do Brasil, sobre a temática do ensino da História.
Bibliografia
Proença,
C. (1989). Didáctica da História. Lisboa: Universidade Aberta.
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