domingo, 8 de maio de 2016

Comentário ao texto 1 do tema 2 - Didática da história

“O discurso historiográfico, tal como hoje em dia se manifesta, com as suas exigências de inteligibilidade e as suas preocupações metodológicas, não é uma categoria constante e imutável”, afirma Proença (1989, p. 26), sendo condicionado por razões de várias ordens, em especial políticas e religiosas. Ao longo dos tempos, é possível assinalar as diferentes fases do conhecimento histórico: na Grécia Clássica, apontada como uma das principais responsáveis pela construção do pensamento racional e pela preocupação em registar a história,  interpretava-se o passado através de mitos, nos quais a intervenção dos Deuses e outros seres sobrenaturais levavam à realidade presente; durante a Idade Média, o cristianismo e o mundo árabe também deram o seu contributo, e foi nesta época que surgiram as crónicas, que “são os primeiros documentos de História propriamente dita. O caso de Fernão Lopes é um excelente exemplo” (Proença, 1989, p. 27).

A este propósito, segue abaixo a hiperligação para o episódio da série Grandes Livros, da RTP, sobre As Crónicas de Fernão Lopes.



(Clicar no link para visualizar o vídeo)
http://ensina.rtp.pt/artigo/as-cronicas-de-fernao-lopes/

No renascimento, a História passou a fundamentar as críticas à sociedade de, por exemplo, Erasmo e Montaigne; no século XVII houve alguns avanços na conceção da história, especialmente em Inglaterra, e recuos, muito por culpa do catolicismo; no século XVIII, a história já não se limita a falar da vida dos reis e das guerras, e adquire também uma função política, exaltando feitos do passado e legitimando as ações do presente, condicionando a objetividade histórica; no século XIX, em particular na segunda metade, surgem disciplinas especializadas dentro da histórica, como a História Económica, Política, das Civilizações, entre outras.
Já no século XX, finalmente, a História passa a ser semelhante ao que conhecemos hoje: interessada por todos os campos da atividade humana, interessada tanto pelo passado mais longínquo como pelo tempo presente, documentando-se também com testemunhos orais e relacionando-se intimamente com ciências como a Geografia, Sociologia, Antropologia, entre outras.

Segue um pequeno vídeo, em português do Brasil, sobre a temática do ensino da História.


  
Bibliografia


Proença, C. (1989). Didáctica da História. Lisboa: Universidade Aberta.

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